Marília e eu: Dois aniversários, uma só história
- Roberto Monteiro
- 3 de abr.
- 2 min de leitura
Lêdo Ivo escreveu: "Uma casa é muito pouco para um homem, sua verdadeira casa é a cidade." E é exatamente assim que vejo Marília. Esta cidade me acolheu desde a infância, foi onde cresci, estudei, trabalhei, formei minha família e vi meus filhos e netos nascerem.
Minha vida e minha trajetória estão profundamente ligadas a este lugar, que não é apenas um endereço, mas parte essencial da minha identidade.
Marília faz aniversário no dia 4 de abril. Eu, no dia 5. Celebramos juntos mais um ciclo, mais um ano de evolução e conquistas. E ao olhar para trás, vejo como nossa cidade cresceu, se transformou e seguiu firme no caminho do progresso.
Localizada estrategicamente, Marília é privilegiada não apenas por sua geografia, mas por seu potencial econômico e educacional. Seus vales moldam sua paisagem e sua posição como entroncamento rodoviário a tornou um polo de desenvolvimento, conectando regiões e impulsionando o crescimento. Desde o café (ouro verde), o algodão (ouro branco) e a amoreira (bicho-da-seda), até se consolidar como um grande centro comercial e industrial, a cidade sempre foi movida pelo trabalho árduo de seu povo.
Tive a honra de contribuir para essa evolução como engenheiro civil desde 1980 e como homem público, atuando como secretário de Planejamento Urbano, secretário de Obras, presidente da EMDURB e vereador. Ao longo dos anos, participei de projetos e obras que ajudaram a transformar Marília, tornando-a mais moderna, estruturada e próspera.
Uma cidade é reflexo de seus habitantes. O crescimento sustentável depende de cidadania, civilidade e comprometimento de cada um de nós. Cabe a todos garantir um futuro promissor para as próximas gerações, investindo no desenvolvimento e na qualidade de vida. Tenho plena convicção no potencial da nossa terra e na força do nosso povo.
Marília é mais que um lugar onde vivemos. É nossa casa, nossa história. Como disse Fernando Pessoa:
"O rio da minha aldeia é o mais bonito do mundo. Porque é o rio da minha aldeia."
Para nós, Marília é a cidade mais bonita do mundo. Porque é a nossa cidade. E hoje, com orgulho, comemoramos mais um ano de vida, eu e ela, juntos nesta caminhada!
Roberto Monteiro
Comentários