Rodovia do Contorno: A Rodovia da Morte
- Roberto Monteiro
- 23 de mai.
- 2 min de leitura
A chamada Rodovia do Contorno é o entroncamento das rodovias SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros), BR-153 (Transbrasiliana) e SP-333 (Rachid Rayes e Dona Leonor Mendes de Barros), que se cruzam e percorrem o perímetro urbano de Marília.
Existe um projeto de anel viário no DNIT que teria início próximo ao posto da Polícia Rodoviária na BR-153, passaria nas proximidades de Vera Cruz e contornaria o distrito de Dirceu. O objetivo seria desviar completamente o tráfego pesado das rodovias SP-294 e BR-153 da área urbana de Marília. No entanto, esse projeto permanece apenas no papel, estimado em mais de R$ 1 bilhão — um sonho ainda distante da realidade.
O que precisamos é que as forças políticas de Marília — prefeito, vereadores, deputados — atuem em conjunto com entidades como a OAB, AEA, ACIM e demais organizações da sociedade civil para, juntos, exigirem das concessionárias uma intervenção semelhante à realizada na BR-153.
Antes das melhorias, o trecho da Avenida Jockey Club, saída para Ourinhos era conhecido como um dos mais perigosos, especialmente para os pedestres. Após a implantação de barreiras do tipo New Jersey, iluminação adequada, lombo faixas e faixas de pedestres, as mortes e os acidentes foram praticamente eliminados.
A Rodovia do Contorno precisa mudar de conceito — deve se transformar em uma avenida. Atualmente, o trecho entre a rodoviária e o Atacadão registra um Volume Diário Médio (VDM) de 16 mil veículos, podendo chegar a 23 mil em períodos de feriados prolongados.
Com as intervenções sugeridas, tudo isso ainda ocorreria sem a presença de radares, que deveriam ser substituídos por lombo faixas. Vale lembrar: que a receita gerada pelos radares vai para o DER, enquanto o que realmente interessa às concessionárias são os pedágios.
Não podemos mais conviver com uma rodovia da morte cortando o coração da cidade.
Roberto Monteiro
Comentários